• Acesse o CV clicando em "Ver Perfil/Ver Mais" abaixo.
EMENTA:
Ler Clarice é resguardar a possibilidade de uma freada súbita no automatismo que existimos na maior parte do tempo. Esta autora não fala sobre a vida, mas a habita; e é desde este habitar que ela pode dizer deste "grande susto de estar viva, tendo como único amparo apenas o desamparo de estar viva” (Lispector, 1982, p. 156). Caminhar pelos seus textos guarda a possibilidade de encontrarmos amparo no desamparo inerente à inabarcabilidade existencial. Vemos literatura como amiga da psicoterapia pois em ambas parece haver o exercício de um cuidado (the-rapéia) de alma (psyché) que repentinamente nos interpela e nos destrava para uma nova possibilidade de vida. Entretanto tal experiência não se dá pela via da exaustão de explicações gramaticais e lexicais do conteúdo literário e/ou psicoterapêutico. Há justamente a necessidade de uma lacuna explicativa, que deixa escapar o já dado e, a partir deste vazio, suscita a indagação: o que isto me diz/toca? Ao mesmo tempo em que já se diz, já se é tocado, neste tropeço misterioso. Os textos de Clarice contribuem para a retomada de um modo de ser afinado à poiesis, à experiência de deixar que algo apareça. Um des-velar-se que não é intromissivo nem conduzido por uma finalidade objetivada; mas um deixar-vir à manifestação do ser de algo em sua verdade (aletheia) e liberdade, nesta passagem a isto que brota.
Dito isto, este curso pretende adentrar a atmosfera clariceana através das reflexões de dois contos: "Os obedientes" e "Perdoando Deus”.
Em ambos os encontros explicitaremos, através do enredo, a experiência ontológica velada que motiva e conduz a narrativa ao seu desfecho. Pois entendemos que os textos de Clarice Lispector têm como uma de suas características essenciais o desencobrimento da condição existencial de negatividade, de desamparo e liberdade, que nos constitui ontologicamente. Os narradores e personagens de seus contos parecem estar frequentemente suspensos em sua vida cotidiana sobre um abismo de incertezas, em um jogo contínuo de encobrimento e desencobrimento desse fundo sem fundo. Eles explicitam o sentido de suas existências ora de modo impróprio, por meio de suas frágeis convicções, ocupações e dramas impessoais, ora de modo próprio, assumindo uma co-respondência singular a esse fundo em que se dissolvem todas as identificações protetoras da vida cotidiana. Essa sensibilidade às implicações pré-ontológicas de nossos comportamentos medianos torna a obra de Clarice de especial interesse para o exercício da escuta clínica.
COMO ASSISTIR: os encontros serão realizados pelo Google Meet, mas se não puder assistir ao vivo, as gravações ficam disponibilizadas na EAD Plataforma para acesso por 3 MESES após a transmissão.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
117/11/23 - "Os obedientes"
Aula 1
01:52:56
224/11/23 - "Perdoando Deus"
Aula 2
02:09:20
Quais são os benefícios de participar da Casa Plural?
Quais são os benefícios de participar da Formação Continuada da Casa Plural?
A Casa Plural fornece Certificados?
A Casa Plural fornece Certificação Técnica ou Titulação Acadêmica?
Qual a duração dos serviços oferecidos pela Casa Plural?
Posso participar de um Grupo que já está em andamento?
No que consistem os Grupos de Estudo, Grupos de Supervisão e Grupos de Estudo de Caso?
Qual a diferença entre Grupos de Supervisão e Grupos de Estudo de Caso?
Quais serviços estão incluídos na Formação Continuada da Casa Plural?
Acesso por 3 meses
Estude quando e onde quiser
12x R$ 16,84
R$ 160,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Casa Plural - Formação Continuada em Psicologia. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…