Oferta por tempo limitado!
De Portas Abertas Para a Loucura:  ferramentas clínico-políticas para construir a desinstitucionalização na perspectiva antimanicomial

De Portas Abertas Para a Loucura: ferramentas clínico-políticas para construir a desinstitucionalização na perspectiva antimanicomial

Aulas ao vivo, dias 20/06, de 19h às 21h e 22/06, de 10h30 às 12h30
Cursos Livres
  • 4 horas de carga horária
  • 4 aulas
  • 2 módulos de conteúdo
  • Última atualização 02/07/2024

12x R$ 14,73

R$ 140,00 à vista

Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Sobre o Curso

EMENTAApesar de ser um dos pilares da Reforma Psiquiátrica, a desinstitucionalização ainda é pouco trabalhada enquanto conceito nas Formações Profissionais do Campo Psi. Nas práticas clínicas e institucionais em Saúde Mental, este processo é mais conhecido como “desins”. Trata-se da saída de pessoas com diagnósticos de transtorno mental de instituições psiquiátricas nas quais habitam de forma cronificada. 

A institucionalização psiquiátrica pauta-se na ideia de que a loucura é um fator individual que ameaça a ordem social. Sendo assim, configura-se a figura do louco enquanto menos digno e perigoso, precisando ser afastado do convívio com a dita normalidade. Com pouco ou nenhum laço com familiares e outros entes queridos, estas pessoas são confinadas, muitas vezes tuteladas e, portanto, alijadas do exercício da cidadania. É o caso da longa permanência em Hospitais Psiquiátricos, Hospitais de Custódia (antigos Manicômios Judiciários), entre outras variações da instituição manicomial. 

A desisntitucionalização, ao contrário, tem base na visada antimanicomial. Nela, aquilo que nomeamos como loucura é considerado produto do laço social, devendo, então, ser incluída no território comum - de forma que a clínica se articule à política. Tal perspectiva se formalizou no Brasil com a Lei 10.216/2001, que redireciona o modelo assistencial em Saúde Mental. Neste contexto, a convivência comunitária e o incentivo à autonomia do sujeito sobre seu modo de estar no mundo constituem formas de tratamento na perspectiva da Atenção Psicossocial. Para tanto, é necessário socializar o cuidado, convocando Estado, comunidades, famílias, bem como dispositivos de saúde e socioassistenciais para tecer uma Rede de Cuidados compartilhados.   

Mas, na prática, para onde vão pessoas cronicamente institucionalizadas, sem nenhuma referência de pertencimento? Ou ainda, como lidar com pessoas que jazem sob custódia da Justiça devido ao cometimento de crimes em situações de crise? Entendendo ser uma temática fundamental aos profissionais do Campo Psi, a Casa Plural oferece o Curso Livre "DE PORTAS ABERTAS PARA A LOUCURA: ferramentas clínico-políticas para construir a desinstitucionalização na perspectiva antimanicomial".

O Curso Livre será ministrado por quatro profissionais com vasto percurso no tema, sendo dividido em dois encontros. O primeiro encontro está pautado em reflexões sobre as políticas públicas articuladas à prática da “desisns”. O segundo encontro aborda o trabalho de “desins” no ambiente do Hospital de Custódia (antigo Manicômio Judiciário).

ESTRUTURA DO CURSO

Parte 1 - DAS LEIS PARA AS RUAS (2h) - 20/06/24, Quinta-feira, 19h-21h 

19h-20h - Fundamentos para compreender a desisntitucionalização

Profa. Ms. Joyce Brito, Psicóloga 

  • Desinstitucionalização: entendendo o conceito 
  • Legislação e Políticas Públicas
  • Leituras críticas sobre desospitalização e transinstitucionalização 

20h-21h Lidando com a loucura no território

Profa. Esp. Maria Helena Santana, Assistente Social 

  • A sociedade está preparada para a “desisns” na perspectiva do cuidado em liberdade?
  • Articulação da Rede de Atenção Psicossocial
  • Sucessos e fracassos em processos de “desins”: exemplos práticos

Parte 2 - DESAFIOS NO AMBIENTE DO HOSPITAL DE CUSTÓDIA (2h) - 22/06/24, Sábado, 10h30-12h30

10h30-11h30 - A institucionalização dos corpos loucos

Profa. Esp. Tainá Carvalho, Médica Psiquiatra 

  • De lá de dentro: Quem é que está no manicômio?
  • A escuta do sujeito
  • A noção de periculosidade

11h30-12h30 - O processo de desinstitucionalização atravessado pela Justiça

Profa. Ms. Luciana de Barros Correia, Psicóloga e Psicanalista

  • A desins é um processo
  • O Manicômio Judiciário tem data para fechar
  • O que acontecerá com as pessoas com transtorno mental em conflito com a lei?

Carga horária total: 4 horas/aula, com emissão de Certificado.

FORMATOonline, pela plataforma Google Meet. Para quem não consegue acompanhar ao vivo, as aulas ficam gravadas e podem ser assistidas por 3 meses após a inscrição no Curso.

IMPORTANTE:

  • A realização do Curso está sujeita à quantidade mínima de pessoas matriculadas. Caso o grupo não se viabilize, você será informado antes da data prevista para início das atividades, e o investimento poderá ser reembolsado ou utilizado em outro serviço.
  • Estudantes de graduação têm direito a 15% DE DESCONTO mediante comprovação (vagas limitadas). Para obter seu cupom de desconto, envie seu comprovante de matrícula ativa em curso de graduação para coordenacao@casapluralcursos.com

Público alvo

  • Profissionais e estudantes com interesse em Psicologia, Psicanálise, Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Direito, Ciências Sociais, Acompanhamento Terapêutico, Arteterapia
  • Militantes
  • Pessoas atuantes na Atenção Psicossocial, entre outras áreas afins


3 meses

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.

Conteúdo

1"20/06/24 - Das Leis Para as Ruas"

  • Parte 1 - Fundamentos para compreender a desisntitucionalização

    01:11:41

  • Parte 2 - Lidando com a loucura no território

    55:33

2"22/06/24 - Desafios no ambiente do hospital de custódia"

  • Parte 1 - A institucionalização dos corpos loucos

    59:55

  • Parte 2 - O processo de desinstitucionalização atravessado pela Justiça

    01:26:47

Professores(as)

Luciana Correia

Luciana Correia

• Psicóloga e Psicanalista. Mestre em Psicanálise. Acesse o CV clicando em "Ver Perfil" abaixo.
Joyce Brito Araújo

Joyce Brito Araújo

• Psicóloga. Mestre em Saúde Pública. Acesse o CV clicando em "Ver Perfil" abaixo.
Maria Helena Santana

Maria Helena Santana

• Assistente Social. Especialista em Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Rede de Cuidado. Acesse o CV clicando em "Ver Perfil" abaixo.
Tainá Carvalho

Tainá Carvalho

• Psiquiatra. Acesse o CV clicando em "Ver Perfil" abaixo.

FAQ

Quais são os benefícios de participar da Casa Plural?

expand_more
Ao se matricular na Casa Plural, você terá acesso a uma base teórica sólida nos Grupos de Estudo, reflexões clínicas nos Grupos de Supervisão ou Grupos de Estudo de Caso, incentivo à prática clínica com o banco de dados "Escuta" e acompanhamento da Coordenação, incluindo a possibilidade de encontros individuais.

Quais são os benefícios de participar da Formação Continuada da Casa Plural?

expand_more
Ao participar da Formação Continuada da Casa Plural, além de pagar um valor mais acessível, você ganha descontos em nossos Cursos Livres e também em outros Grupos realizados de forma avulsa. Pode ainda marcar encontros individuais com a Coordenação. Se você for profissional com inscrição ativa em Conselho Profissional pertinente, poderá divulgar seu trabalho no Banco de Dados Escuta, um espaço para conexões entre pessoas interessadas em serviços de escuta e profissionais do Campo Psi.

A Casa Plural fornece Certificados?

expand_more
Sim. A Casa Plural fornece Certificados com a Carga Horária oferecida pelo serviço contratado a partir da participação da pessoa inscrita. No Caso dos Grupos e da Formação Continuada, quando integrantes tiverem participação inferior a 75% da Carga Horária total contratada, não haverá emissão de Certificados. Neste caso, será emitida uma Declaração com Carga Horária equivalente à participação na atividade.

A Casa Plural fornece Certificação Técnica ou Titulação Acadêmica?

expand_more
Não. A Casa Plural não fornece Certificação Técnica ou Titulação Acadêmica, pois não oferece Cursos Técnicos nem Pós-Graduações Lato ou Stricto Sensu.

Qual a duração dos serviços oferecidos pela Casa Plural?

expand_more
Os Cursos Ao Vivo ou Gravados podem ter Carga Horária mínima de 2h e máxima de 18h. Os Grupos realizados de maneira avulsa e a Formação Continuada acontecem em encontros de 2h que podem ter frequência quinzenal ou semanal, a depender da oferta. Eles têm duração total de 06 meses a contar do mês de início dos encontros. Podem ter renovação por mais 06 meses ao final deste período, e assim, sucessivamente.

Posso participar de um Grupo que já está em andamento?

expand_more
Você poderá participar de um Grupo que já está em andamento caso haja vagas disponíveis, mas não terá acesso às gravações de encontros ocorridos antes de realizar a inscrição.

No que consistem os Grupos de Estudo, Grupos de Supervisão e Grupos de Estudo de Caso?

expand_more
Os Grupos de Estudo exploram textos relevantes para pensar as subjetividades e as relações humanas com o objetivo de aprofundar a base teórica, sem adentrar diretamente na discussão de casos clínicos. Os Grupos de Supervisão e os Grupos de Estudo de Caso são voltados diretamente para reflexões clínicas a partir de situações práticas.

Qual a diferença entre Grupos de Supervisão e Grupos de Estudo de Caso?

expand_more
Os Grupos de Supervisão partem diretamente da prática profissional das pessoas participantes. São restritos a profissionais com habilitação clínica certificada por Instituições de Ensino e que comprovem inscrição ativa em Conselho Profissional pertinente. Os encontros dos Grupos de Supervisão não podem ser gravados, conforme recomendações éticas do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os Grupos de Estudo de Caso discutem as subjetividades e as relações humanas a partir de casos extraídos de publicações científicas ou obras de ficção, de modo a se aproximar da prática de supervisão. São voltados para pessoas interessadas nas práticas do Campo Psi, mas que não possuem habilitação clínica. Também podem incluir estudantes e profissionais do Campo Psi que desejem refletir sobre aspectos da prática nos quais não possuem larga experiência.

Quais serviços estão incluídos na Formação Continuada da Casa Plural?

expand_more
A Formação Continuada da Casa Plural consiste na combinação de dois Grupos, sendo obrigatoriamente um grupo de base teórica e fundamentos da prática (Grupo de Estudo) e outro grupo voltado para reflexões clínicas a partir de situações práticas (Grupo de Supervisão ou Grupo de Estudo de Caso). Ao cursas a Formação Continuada da Casa Plural, o participante tem acesso a diversos benefícios.

Acesso por 3 meses

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam

Ilvanete Almeida da Silva

Letícia Oliveira Coimbra

De Portas Abertas Para a Loucura:  ferramentas clínico-políticas para construir a desinstitucionalização na perspectiva antimanicomial

12x R$ 14,73

R$ 140,00 à vista


  • 4 horas de carga horária
  • 4 aulas
  • 2 módulos de conteúdo
  • Última atualização 02/07/2024
Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade